quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Fisiologia Celular

Fisiologia Celular

-AS CÉLULAS



Imagem

A célula é a unidade básica da vida no corpo, e cada órgão é um agregado de muitas células diferentes, essas células são mantidas unidas por estruturas extracelulares de sustentação.
Em todas as células, o oxigênio se combina com os produtos de degradação dos carboidratos, das gorduras ou das proteínas para liberar e distribuir a energia necessária para o funcionamento da célula. A maioria das células tem a capacidade de se reproduzir, quando algumas células são destruídas são geradas novas células do mesmo tipo para que seu número original seja restabelecido.
As células são capazes de viver, crescer e realizar suas funções específicas, enquanto as concentrações adequadas de oxigênio, aminoácidos, glicose, substâncias gordurosas, diferentes íons e outros constituintes estiverem disponíveis nesse meio interno do corpo.

Organização da célula
Uma célula típica, observada na microscopia óptica mostrada a baixo, suas duas principais partes são o núcleo e o citoplasma. O núcleo é separado do citoplasma pó uma membrana nuclear, e o citoplasma é separado dos fluidos circundantes por uma membrana celular, também chamada de membrana plasmática. As diferentes substâncias que formam a célula são coletivamente chamadas de protoplasma. O protoplasma é composto preponderantemente de cinco substâncias básicas: água, eletrólitos, proteínas, lipídios e carboidratos.
Água: o principal meio fluido da célula é a água, que está presente na maioria das células, exceto nas células de gordura, em uma concentração de 70% a 85%.
Íons: os íons mais importantes na célula são potássio, magnésio, fósforo, sulfato, bicarbonato, e em menores quantidades, sódio, cloreto e cálcio, que considera as inter-relações entre os fluidos intracelular e extracelular.
Proteínas: depois da água as substâncias mais abundantes na maioria das células são as proteínas que normalmente constituem de 10% a 20% da massa celular. Estas podem ser divididas em dois tipos: proteínas estruturais e proteínas funcionais.
Proteínas estruturais: estão presentes na Célula principalmente na forma de longos filamentos que em si são polímeros de muitas moléculas individuais de proteínas.
Proteínas funcionais: são um tipo de proteína totalmente diferente, normalmente compostas de combinações de umas poucas moléculas na forma tubular-globular. Estas proteínas são principalmente as enzimas da célula, e ao contrario das proteínas fibrilares, geralmente são móveis no fluido celular.
Lipídios: lipídios são vários tipos de substâncias agrupadas por suas propriedades comuns de solubilidade em solventes de gordura. Os lipídios especialmente importantes são os fosfolipídios e o colesterol, que juntos constituem cerca de 2% do total da massa celular.
Carboidratos: em geral os carboidratos exercem muito poucas funções estruturais nas células, exceto como parte das moléculas de glicoproteínas, mas desempenham papel fundamental na nutrição das células. O carboidrato, sob a forma de glicose, esta sempre presente no meio extracelular circundante de modo que é facilmente disponível para a célula.
Autor: guyton e hall 11º edição pag: 11,12


Estrutura física da célula
A célula não é simplesmente um saco de fluido, enzimas e substâncias químicas; ela também contém estruturas físicas altamente organizadas, chamadas de organelas intracelulares. A natureza física de cada organela da célula para a função celular. Por exemplo, sem uma das organelas, a mitocôndria, mais de 95% da liberação de energia dos nutrientes na célula cessaria imediatamente, as organelas mais importantes e outras estruturas da célula são mostradas na figura abaixo.
Autor: guyton e hall 11º edição pag: 12



Função da mitocôndria
As mitocôndrias mostradas na figura abaixo são chamadas de “casa de força” da célula. Sem elas as células seriam incapazes de extrair energia suficiente dos nutrientes, e essencialmente todas as funções celulares cessariam. As mitocôndrias estão presentes em todas as áreas citoplasmáticas de cada célula, mas o número total por célula varia de menos de cem ate vários milhares, dependendo da quantidade de energia necessária para a célula. Alem disso as mitocôndrias estão concentradas nas porções da célula que utilizam a maior parte do seu metabolismo energético. Também variam em tamanho e forma. Algumas têm apenas algumas centenas de manômetros de diâmetro e forma globular, enquanto outras são alongadas e chegam a 1 micrômetro de diâmetro e 7 micrômetros de comprimento; outras ainda, são ramificadas e filamentares.
A estrutura básica da mitocôndria, mostrada na figura abaixo, é composta principalmente de duas membranas, cada uma formada por bicamada lipídica e proteínas: uma membrana externa e uma membrana interna . Diversas dobras da membrana interna formam as cristas nas quais estão a s enzimas oxidativas. Alem disso, a cavidade interna da mitocôndria é preenchida por uma matriz que contém grandes quantidades de enzimas dissolvidas, necessárias para a extração de energia dos nutrientes. Essas enzimas operam em associações às enzimas oxidativas nas membranas, oxidando os nutrientes, formando dióxido de carbono e água e, ao mesmo tempo, liberando energia. A energia liberada é usada para sintetizar a substancia de “alta energia” chamada de trifosfato de adenosina (ATP). O ATP é então transportado para fora da mitocôndria e se difunde pela célula para liberar sua própria energia onde ela for necessária para realizar as funções celulares. As mitocôndrias são auto-replicantes, o que significa que uma mitocôndria pode formar uma segunda, uma terceira, e assim por diante, onde na célula, houver necessidade de maiores quantidades de ATP. De fato, a mitocôndria contém DNA similar ao encontro no núcleo da célula.
Autor: guyton e hall 11º edição pag: 16,17



- O AMBIENTE INTERNO

Imagem
Cerca de 50% a 70% da massa corpórea de um humano adulto é formado por líquidos, embora a maior parte desse liquido esteja no interior das células e seja chamado de líquido intracelular, cerca de um terço fica nos
espaços entre o exterior das células, e é chamado de
líquido extracelular.

-DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NO CORPO

Imagem
O meio entra quanto o extracelular é formado tanto por líquidos quanto por eletrólitos e a regulação dessa quantidade desses no meio entra e extra é chamado de Homeostasia que significa o equilíbrio entre os dois meios.
* Meio Intracelular (líquido intracelular): à cerca de 2/3 dos líquidos se encontram no meio celular, contém grande quantidade de íons potássio, magnésio e fosfato, seu PH é mais ácido do que no meio extracelular.
* Meio Extracelular (líquido extracelular): à cerca de 1/3 dos líquidos encontram-se no plasma e liquido intersticial, esse líquido extracelular está em movimentação constante por todo o corpo, é transportado rapidamente no sangue circulante e em seguida é misturado entre o sangue e os líquidos teciduais. Contém também grandes quantidades de íons sódio, cloreto e bicarbonato, também contém dióxido de carbono que esta sendo transportado das células para os pulmões para ser excretado.

-HOMEOSTASIA
O termo homeostasia é usado pelos fisiologistas para significar a manutenção das condições estáticas, ou constantes, no meio interno. Todos os órgãos e tecidos do corpo realizam funções que ajudam a manter essas condições constantes.

-ELETRO NEUTRALIDADE DOS COMPARTIMENTOS LÍQUIDOS DO CORPO
Cada compartimento líquido do corpo obedece à regra do eletro neutralidade. Cada compartimento tem a mesma quantidade de cátions e ânions. Mesmo que haja uma diferença de potencial, o balanço entre as cargas se mantém maciças.

-COMPOSIÇÃO DA MEMBRANA PLASMÁTICA
A membrana plasmática é formada de ácido graxo parte hidrofóbica e glicerol parte hidrofílica, o que a caracteriza como uma membrana anfipática.
Bicamada de lipídios - 55% fosfolipídios 25% colesterol
13% outros lipídios ( triglicerídeos)
4% carboidratos

Essa composição lipídica da membrana é responsável pela manutenção da permeabilidade, sendo altamente permeável a substancias lipossolúveis e baixa permeabilidade a substâncias hidrossolúvel.
Depois da água as proteínas são as 2a maiores composições da massa corpórea. A proteína na membrana serve como transporte para varias substancia hidrossolúveis que não conseguem passar pela bicamada lipídica da membrana plasmática, enzimas, e receptores para hormônios.

-DIFUSÃO E TRANSPORTE BIOLÓGICO

Imagem
Transporte passivo – quando não envolve o consumo de energia do sistema, sendo utilizada apenas a energia cinética das moléculas; a movimentação dá-se a favor do gradiente de concentração.
Transporte ativo – quando o transporte das moléculas envolve a utilização de energia pelo sistema; no caso da célula viva, a energia utilizada é na forma de Adenosina tri-fosfato (ATP); a movimentação das substâncias dá-se contra o gradiente de concentração.

-DIFERENÇAS QUE AFETAM NA PERMEABILIDADE DA MEMBRANA
Espessura quanto maior a espessura menor a difusão. Lipossolubilidade Quanto mais lipossolúvel maior a difusão.
Numero de canais proteicos o numero de canais e proporcional a área da membrana.
Temperatura quanto maior a temperatura maior a difusão.
PM das substancias difusoras a quanto maior PM menor a difusão.


- TIPOS DE PROTEÍNAS
*CANAIS AQUOSOS: transporta substancias do meio intra para o extra e vise – versa sem muito gasto de energia.
*PROTEÍNAS PERIFÉRICAS
Encontram-se localizadas nas extremidades da membrana e serve como receptores, mandando sinais para o interior da célula.
* PROTEÍNAS INTEGRAIS: atravessam a membrana toda e serve para transporte de substancias hidrossolúvel.

-ORIGEM DOS NUTRIENTES DE LÍQUIDO EXTRACELULAR

Imagem
* Sistema Respiratório: a cada vez que o sangue passa pelo corpo, passa também pelos pulmões. O sangue capta oxigênio pelos alvéolos, adquirindo oxigênio necessário para as células.
* Trato Gastrintestinal: grande parte do sangue bombeado pelo coração também passa pelo trato gastrointestinal, aí os diferentes nutrientes dissolvidos, incluindo os carboidratos, os ácidos graxos e os aminoácidos são absorvidos.
* Fígado e órgãos que realizam funções metabólicas: o fígado modifica a composição química de muitas substâncias para que sejam mais absorvidas pelo organismo, as células gordurosas, mucosas gastrointestinal, rins e glândulas endócrinas participam dessas modificações dessas substâncias absorvidas.
* Sistema Músculo-esquelético: também dá motilidade para proteção contra os ambientes adversos, sem o que todo o corpo e , junto com ele todos os mecanismos homeostáticos serem destruídos instantaneamente.
* Rins: a passagem do sangue pelos rins remove do plasma a maior parte das outras substâncias, além do dióxido de carbono. As diferentes escórias do metabolismo celular, como a ureia e o acido úrico, também incluem excessos de íons e de água dos alimentos que podem se acumular no líquido extracelular. O papel principal dos rins é de filtrar grandes quantidades de plasma nos glomérulos para os túbulos e em seguida reabsorvendo para o sangue.

-REGULAÇÃO DAS FUNÇÕES CORPORAIS
* Sistema nervoso: é composto por três partes principais.
Sensorial de entrada: detectam o estado do corpo ou o estado do ambiente externo.
Sistema nervoso central: é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. Parte motora de saída: movimento do trato gastrointestinal e secreções
glandulares.

-REPRODUÇÃO
Ela participa da manutenção das condições estática, por gerar novos seres para assumir o lugar dos que estão morrendo.

-SISTEMA DE CONTROLE DO CORPO
Muitos dos sistemas de controle atuam no interior dos órgãos, para controlar o funcionamento das partes individuais desses órgãos, outros atuam no corpo todo para controlar a integração de todos os órgãos.
* Exemplos de mecanismo de defesa: regulação das concentrações de oxigênio e de dióxido de carbono no líquido extracelular e regulação da
pressão arterial.

-HIDRATAÇÃO
Essencialmente é a reposição de água no organismo, mantendo sua composição corporal. A água representa cerca de 60% do peso corporal de um adulto. A hidratação pode ser realizada por via oral ou intravenosa.

-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E IMAGENS
Tratado de Fisiologia Médica- Guyton e hall- Décima edição
http://fisiologiaunifor.blogspot.com.br/2007/04/fisiologia-celular.html
Anatomia e Fisiologia Humana- Jacob Francone Lossow – Quinta edição Tratado de Fisiologia em Fisioterapia – Douglas, C. R – Segunda edição

-COMPONENTES:

JULIANA FERNANDES
LUIZ FELIPE CARVALHO
WILKSON FERNANDES
page7image5392


Nenhum comentário:

Postar um comentário